O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, para conscientizar a população sobre a importância da luta por direitos iguais e por respeito aos portadores dessa condição.
A síndrome de down é uma condição genética causada por um problema nos cromossomos. Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Não se sabe por que isso acontece.
De forma geral, o paciente com a síndrome pode viver uma vida perfeitamente normal, desde que sejam feitas adaptações ao seu ritmo de aprendizado e a sua forma de ver o mundo.
Quando crianças, elas possuem necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.
Ao longo da vida, é importante manter um acompanhamento médico para avaliação geral e para monitorar o surgimento de fatores como obesidade ou qualquer outra condição que exija atenção, como apnéia do sono.
O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas a eles.
Fontes:
1- https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-down/
2- https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/sindrome-de-down/
#ideosaude #drareginavazdecastro #sindromededown #dermatologista #saudeintegrativa #jundiaisp #morumbisp