A calvície e a queda capilar são as principais queixas dos pacientes. Porém, existem diversas possíveis causas para esse problema e apenas um médico especializado poderá avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento, de acordo com a causa. Procure sempre um dermatologista especialista da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A queda capilar é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. É importante ressaltar que é normal que aconteça a queda de 50 a 100 fios por dia, só é preciso procurar ajuda de um especialista caso os fios estejam caindo mais que o normal.
Doenças da tireoide, deficiência de ferro, período pós-parto, doenças infecciosas e autoimunes, alterações hormonais, tratamento quimioterápico e estresse são algumas das principais causas da queda capilar excessiva. O tratamento é escolhido de acordo com a causa do problema, por isso é indispensável consultar um dermatologista para realizar uma avaliação completa.
É uma técnica moderna, que consiste na aplicação de medicamentos e princípios ativos consagrados no couro cabeludo. As substâncias injetadas estimulam os folículos de várias maneiras diferentes, diminuindo a queda capilar e contribuindo para o crescimento de fios.
Na mesoterapia, os ingredientes ativos são aplicados diretamente no couro cabeludo, sendo assim, uma boa alternativa para pacientes que não querem usar medicamentos orais, ou como importante na terapia convencional potencializando o tratamento.
O número de sessões é variável para cada paciente e tipo de problema.
É uma técnica utilizada para facilitar a entrada e potencializar a penetração de alguns ativos na pele, reduzindo o tempo necessário para que o resultado do tratamento apareça. A abertura de “portas” na epiderme pode ser feita por meio de injeção, microagulhamento ou laser.
Indicações: rejuvenescimento facial e de colo, tratamento de estrias, cicatrizes e olheiras, ajudar na aplicação de substâncias no couro cabeludo para estimular o crescimento e o fortalecimento capilar.
Microagulhamento / Indução Percutânea de colágeno
É uma técnica minimamente invasiva que utiliza um roller (aparelho com várias micro-agulhas que se inserem na pele), fazendo micro-furos, com o intuito de estimular o organismo a produzir colágeno e elastina. Normalmente o tratamento é combinado com a aplicação de algumas substâncias na pele logo após o procedimento do roller para potencializar o efeito do tratamento.
Como resultado deste estímulo, a pele melhora sua textura e firmeza. Para aumento do conforto durante o tratamento pode ser aplicado um creme anestésico.
Principais indicações: melasma, flacidez, rugas, cicatrizes atróficas, cicatrizes de acne, estrias, linhas de expressão, queda de cabelo e calvície.
Este tratamento tem como principal finalidade auxiliar na penetração e veiculação de cosméticos e princípios ativos no tecido por meio da eletrólise. Nele, é utilizada a corrente galvânica, onde a aplicação é feita por meio de um eletrodo em forma de pente, passado sobre a região onde se deseja aplicar o produto.
Indicação: higienização do couro cabeludo e do bulbo capilar, realçar e aumentar a produção de colágeno e a hidratação do couro cabeludo, mais lubrificação e brilho dos cabelos, melhorando as situações das variadas causas de calvície.