A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
A alimentação adequada, preferencialmente de alimentos in natura, não é nossa aliada somente nesse momento de pandemia, mas diariamente em qualquer época, pois, o consumo de alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças, tais como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares.
Uma dieta baseada em ultraprocessados, como fast foods, salsicha, presunto, temperos prontos, vários tipos de biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo, salgadinhos de “pacote”, dentre outros é rica em calorias, sal, açúcar, aditivos químicos, corantes, conservantes e gorduras, aumenta o risco de deficiência nutricional, além de estar associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas. Mais uma vez, os ultraprocessados não são uma opção boa para a saúde. Ao enfrentar uma pandemia, você precisa estar com as defesas do seu organismo em dia e nisso esses alimentos não podem ajudar. Uma dica de ouro é evitar comprá-los e deixá-los fora do alcance das mãos. Se não tiver em casa, você não irá consumi-los.
Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde.
Fonte: Qual o papel de uma alimentação adequada e saudável durante a pandemia de COVID? – 16/04/2020. https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/qual-o-papel-de-uma-alimentacao-adequada-e-saudavel-durante-a-pandemia-de-covid