O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa que visa alertar tanto a área da saúde como a população em geral, sobre a importância do sono na qualidade de vida, na saúde, no desempenho profissional, no desempenho escolar e na sociedade e chama a atenção para a importância do sono regular diário.
Assim como manter hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, a ingestão regular de líquidos e a prática de exercícios físicos, boas noites de sono são fundamentais!
O sono é o momento que restauramos danos no nosso corpo causados durante o dia. É neste momento que nosso corpo então se concentra na regeneração celular e nas atividades de reparação, manutenção e formação de fibras, tecidos, ossos e músculos. Ou seja, um momento fundamental para a saúde e beleza.
O sistema imunológico, o humor, a memória, a velocidade de reação, a energia, tudo é restaurado quando dormimos!
Durante o período de descanso, o corpo produz e libera diversos hormônios, dentre eles o hormônio do crescimento GH que é importante durante a fase de crescimento, mas nos adultos sua liberação é responsável pelo crescimento e renovação celular e na produção de colágeno e elastina, evitando rugas e deixando a pele mais bonita, prevenindo assim o envelhecimento precoce, a flacidez muscular e a osteoporose.
O sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH, a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, além de impedir a acumulação de cortisol, que melhora o humor e a boa disposição. Da mesma forma, o sono aumenta à sensibilidade à leptina hormônio responsável por informar ao organismo a ausência da fome, altamente importante para quem está de dieta.
Quando o organismo é privado de sono ou na falta de um sono de qualidade, o cortisol, outro hormônio importante, que é ativado pelo estresse, continua funcionando sem dar trégua ao organismo. A consequência direta desse desequilíbrio é a formação de radicais livres e o aparecimento de rugas precoces. Além de consequências prejudiciais à saúde como cansaço durante o dia, sonolência e até a redução da memória. A privação do sono também reduz a nossa energia, deixando o cabelo fraco e sem nutrientes.
Quer acordar bonita? Durma bem!
É indispensável adotar horários regulares de sono para que o relógio biológico não seja afetado. Manter um ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível, também pode ajudar a ter noites de sono mais relaxantes. Procure relaxar por 8 horas em média.
A posição mais recomendada para se dormir, é a lateral, com um travesseiro que preencha exatamente a distância que existe entre a cabeça e colchão e outro entre as pernas para afastar os joelhos e manter a lombar sempre alinhada.
Fontes:
- https://nutricaoebeleza.com.br/importancia-do-sono-para-a-beleza/
- https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/03/sono-de-beleza-a-importancia-de-dormir-bem-para-ter-mais-saude-3691124.html
- https://olaitapetininga.com.br/a-importancia-do-sono-para-a-beleza/
- https://rsaude.com.br/curitiba/materia/qualidade-do-sono-e-beleza/10397