Sim, a pandemia da COVID-19 está sendo responsável pelo isolamento da população, que está deveras preocupada com o cenário atual e os impactos disso no futuro. No entanto, em meio a essa quebra de rotina, muitos estão trabalhando em esquema de home office, sem poder sair de casa para espairecer, e um ponto muito importante também merece destaque: a saúde mental.
Com o advento do novo coronavírus, muitas atividades tiveram de ser cessadas, especialmente as que envolvem relacionamento humano. Neste sentido, a tecnologia vira uma excelente ferramenta de auxílio, pela possibilidade dos atendimentos poderem ser feitos online.
É fundamental manter a saúde emocional em ordem, até para que tenhamos consciência e sensibilidade para lidar com a situação de maneira serena.
Isolamento é sofrimento?
O ser humano é um ser social por natureza. O isolamento social em si não deve ser visto como a causa de um sofrimento emocional.
As pessoas precisam absorver conteúdos via sites, redes sociais e livros. Para manter a harmonia do nosso sistema psicológico, é sempre importante que façamos coisas diferentes daquelas que fazemos rotineiramente. A distração tem esta função: ajudar a trazer harmonia para nosso universo psicológico. Já sabemos que todo comportamento unilateral, sem abertura ao diverso, ao diferente, pode ser danoso para o sistema psíquico, podendo levar até a doenças emocionais.
É fundamental ter um canal aberto de comunicação com as pessoas que moram com você para que as relações afetivas e emocionais sejam mantidas.
Muitos psicólogos recomendam atividade física e hobbies para a liberação de endorfina e serotonina. Mas, para muita gente, essas práticas requerem contato ou ambientes externos. Nesse caso, deve-se investir tempo em outras coisas que não eram feitas usualmente. Tipo leitura, cursos online, dedicar mais tempo de qualidade aos filhos, atividades manuais, visitar museus online, atualizar a lista de filmes. Essas ações não são iguais a atividades físicas, mas exigirão o uso de aspectos da nossa mente que não necessariamente são usados normalmente, e isso por si só, já é um exercício.
É o momento de sermos flexíveis e aprendermos um pouco mais sobre nós mesmos, também! Com certeza existem atividades que não sabemos ainda que gostamos e essa é a hora de testar. Dançar, pular corda, alongar: precisamos falar SIM para tudo e desconstruir o antigo ‘não gosto disso’. O importante é movimentarmos nosso corpo e mente.
Quanto ao home office, sabemos que cada “home” é diferente. Quem tem filhos pequenos, que também estão em casa, terá demandas que exigirão o cuidado com as crianças ao mesmo tempo que faz suas tarefas profissionais. Já quem mora sozinho ou somente com adultos, talvez tenha mais controle sobre as demandas de trabalho e do dia a dia da casa. Num contexto ou no outro, a melhor saída é tentar manter ao máximo da rotina praticada anteriormente, no que tange horário para acordar, horas dedicadas ao trabalho para que o foco não se perca com outras coisas que ficam mais acessíveis, mantendo a disciplina já praticada, o que mudará mais é o ambiente e menos as atividades em si.
Em alguns casos, faz-se necessário o apoio psicológico com profissionais da saúde mental, seja dando continuidade a um tratamento em andamento, ou inicio de um.
Evite o pessimismo e abrace a rotina
É normal a sensação de que a solução está fora do nosso controle, é normal que o pessimismo e o medo tomem conta dos nossos pensamentos, mas é preciso que as pessoas consigam manter o equilíbrio mesmo em um cenário adverso.
Primeiramente, tomar cuidado com excesso de informações, ou seja, não ficar conectado o tempo todo com notícias negativas. Filtrar a quantidade e, principalmente, a fonte de informações.
Cuide de seu corpo: Pratique exercícios, se alimente de forma saudável e preserve o seu tempo de descanso. Há vários aplicativos onde é possível fazer aulas de funcional, práticas de yoga e sessões de meditação sem precisar sair de casa.
Mesmo em casa, estabeleça horários para trabalho, lazer e autocuidado. Conectar-se com as pessoas, aproveitando a facilidade da tecnologia para conversar com amigos e familiares através das redes sociais também é um jeito de aproveitar bem esse tempo de reclusão.
Faça coisas que gosta. Ouvir músicas, ler um livro, assistir um filme… Aproveite o tempo disponível.
Tendo isso em mente, trouxemos algumas ideias para aproveitar esse tempo de quarentena, com atividades e soluções que podem te ajudar:
- Terapia Online:
O Conselho Federal de Psicologia chegou a incentivar a realização de atendimentos online, suspendendo temporariamente a obrigatoriedade da confirmação do cadastro e-Psi para iniciar o trabalho remoto. Com isso, facilitou que profissionais da psicologia atendessem por chamada de vídeo, principalmente com o intermédio de plataformas.
Uma delas, por exemplo, é a Vittude, que conecta psicólogos a pacientes, auxiliando também empresas a cuidarem da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores. Nos últimos dias, muitos usuários da plataforma optaram por alterar o atendimento presencial para o online. Além disso, houve um crescimento constante (cerca de 50% comparado a fevereiro) dos agendamentos de consultas online, especialmente de brasileiros que estão morando no exterior.
- Autocuidado e Meditação:
Alguns aplicativos podem te ensinar a praticar meditação e yoga, ou até conter a ansiedade. Relaxar é sempre bom, afinal, e que momento melhor para conhecer a si mesmo e buscar esse relaxamento do que esse tempo de isolamento? O aplicativo Headspace, por exemplo, pode ser utilizado gratuitamente, tanto em dispositivos iOS quanto em dispositivos Android. O app te ensina como respirar e meditar. Há exercícios para controlar a respiração, sono e euforia, buscando calma e foco.
Outro aplicativo que pode ajudar a relaxar é o Cíngulo: Terapia Guiada, que também está disponível para download na App Store e na Play Store. Nele, você encontra sessões diárias de autoconhecimento. O app também traz testes periódicos para você acompanhar seu estado emocional e ver a sua evolução, bem como sessões guiadas de meditação, um diário emocional para você anotar seus bons e maus momentos e refletir sobre o que aprendeu no dia.
Meditar pode ser uma atividade relaxante para usuários que desejam controlar a ansiedade de estar em isolamento social. Aplicativos grátis, como Zen e Meditopia, disponíveis para Android e iPhone disponibilizam sessões de meditação com movimentos de respiração, exercícios de relaxamento e músicas tranquilizantes.
- Malhando em casa:
Outra forma de se sentir bem em meio ao isolamento é aproveitar para fazer exercícios dentro de casa mesmo. Para ajudar nisso, há vários aplicativos que podem servir de guias. Por exemplo: com mais de 10 milhões de downloads, o Boa Forma – Desafio 30 Dias Fitness permite que o usuário faça exercícios em casa aumentando a intensidade dos exercícios ao longo do tempo. Para facilitar o acesso aos desafios, o app conta com seção de treino de corpo inteiro, abdominal, glúteos, braços e pernas. Cada treino é dividido em planos: fácil, médio e difícil, contemplando iniciantes e experientes. Disponível para Android e iOS.
Outro exemplo é o BTFIT, que oferece aulas de ginástica diárias gratuitamente, que podem ser feitas em casa mesmo. Além disso, o app fitness trabalha com acompanhamento online com personal trainer, permitindo que os usuários sigam treinos personalizados. Para quem busca acompanhamento específico, a plataforma dispõe de seu serviço Premium, que conta com acesso ilimitado às aulas, além de programas de desempenho e participação de desafios. Também pode se baixado para Android ou iOS.
Diversos aplicativos grátis oferecem treinos prontos que não precisam de aparelhos para serem realizados, trabalhando grupos musculares específicos e usando objetos comuns para a realização dos movimentos. As séries são exibidas em vídeos explicativos, em que profissionais fazem os movimentos para que o usuário reproduza na prática, onde estiver. Entre as opções, estão o Nike Trainig Club (NTC), o 8Fit e o Treino em Casa, todos grátis e disponíveis para Android e iPhone.
A academia de dança FitDance (@fitdance) também está oferecendo aulas de vários ritmos todos os dias, ao vivo, às 19h30, na página oficial do grupo no instagram. O cantor Lucas Lucco (@lucaslucco) está incentivando seus seguidores da rede social a praticarem o desafio “Quarentena Saudável”, em que devem reproduzir seus treinos exibidos ao vivo durante 40 manhãs de isolamento.
- Visitar Museus virtuais:
Diversos museus disponibilizam tour virtuais pelas suas obras e que podem ser acessadas livremente durante o período de quarentena. Por meio do Google Art and Culture, é possível visitar mais de 500 museus do mundo, incluindo diversas unidades brasileiras, visualizando obras dos mais diversos artistas e períodos da história, com rico detalhamento de informações.
Outras opções:
Museu de História Natural do Instituto Smithsonian
Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Museu Metropolitano de Nova York
- Aprender a tocar um instrumento:
O site Cifra Club possui uma seção chamada “Aprender” que disponibiliza um vasto catálogo de vídeos grátis com músicos profissionais ensinando amadores a tocar instrumentos musicais. É possível assistir a aulas de violão, guitarra, baixo, bateria, canto, teclado, piano, cavaquinho, sax e até aparelhos menos populares, como ukelele, violino e harpa. Os vídeos explicam, em tutoriais, diversas técnicas e dicas para músicos iniciantes e avançados.
- Ver filmes e séries:
Os serviços de streaming são o passatempo preferido de muitas pessoas. Neste período de isolamento, diversas plataformas disponibilizaram seu catálogo completo, ou parte dele, de graça para os usuários que não possuem assinatura. Assim, é possível assistir a filmes e séries famosos sem precisar pagar. Confira, a seguir:
Globoplay liberou duas categorias de conteúdos para qualquer usuário assistir de graça. A primeira é voltada para crianças, com filmes e séries voltados para o público infantil, como Detetive do Prédio Azul, Sítio do Pica-pau Amarelo e Escola de Gênios, além de filmes de sucesso da Disney, como Mulan, Os Incríveis, Pocahontas, Valente, UP! Altas Aventuras e Ratatouille.
A segunda categoria é voltada para adolescentes, com todas as temporadas do seriado Sandy & Junior e várias temporadas de Malhação, além de séries como Shippados e Millenial Mafia. É possível aproveitar todo o conteúdo grátis do Globoplay até o dia 16 de abril.
Amazon Prime Video oferece 30 dias de teste grátis para o usuário experimentar a ferramenta. O catálogo inclui filmes recém-saídos do cinema, como as versões live action de Alladin, O Rei Leão e Toy Story 4. Também estão disponíveis séries originais e clássicos do cinema de diversos gêneros para toda a família.
SPCine empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, liberou todo o seu catálogo gratuitamente até o dia 17 de abril. Os usuários podem acessar os filmes de diretores como Hector Babenco, Zé do Caixão e Lúcia Murat.
Além dessas opções, Netflix, HBO Go, Mubi e Starz Play continuam sendo alternativas de streaming com catálogos extensos de filmes e séries para maratonar. Pelo Google Play Filmes, também é possível alugar ou comprar produções famosas para assistir pelo computador ou celular.
As operadoras de TV por assinatura também liberaram vários canais gratuitamente para os atuais usuários devido à quarentena. Sky, Claro/NET, Vivo e Oi TV disponibilizaram mais de 70 emissoras sem custo para todos os assinantes, como Telecine, SporTV, Discovery, Paramount, Sony, entre tantos outros.
- Assista à Netflix com os amigos:
Um jeito de encontrar a diversão é fazer uma sessão de filmes ou séries. Mas como fazer isso sem que se possa ir ao cinema, propriamente dito? Acontece que o Google Chrome conta com uma extensão chamada Netflix Party, que funciona da seguinte forma: sincroniza o conteúdo exibido em seu computador com dois ou mais outros computadores.
Para conseguir fazer a sessão em conjunto, todos os computadores que vão assistir à programação juntos devem baixar a extensão Netflix Party e usar o Google Chrome como navegador. Abra o link e clique em “+Usar no Chrome”. em seguida, na janela que vai se abrir, clique em ” Adicionar extensão”. Depois de instalado, o Chrome irá exibir um ícone na parte extrema direita do cabeçalho com as iniciais “NP”. Agora, escolha o filme que você quer ver com seus amigos. Quando o filme começar, clique sobre o ícone “NP” da extensão para iniciar o compartilhamento. Se escolher que apenas você vai poder controlar o filme, marque a caixa “Only I have Control”, e em seguida, clique em “Start the Party”.
Em seguida, a extensão criará um link. Clique sobre “Copy URL” para copiar o endereço e envie para as pessoas que irão assistir com você. Seus amigos deverão estar com suas contas Netflix logadas. Sendo assim, basta que eles copiem o link que você enviou e colem na barra do navegador para acessá-lo. Quando a página carregar, basta clicar no ícone “NP” novamente para sincronizar a reprodução do vídeo. Além disso, se quiserem, você e os seus amigos podem também conversar por chat.
- Ouvir podcasts:
Caso não queira ficar preso à televisão, uma alternativa é ouvir podcasts. Os programas estão fazendo sucesso e atualmente existe uma grande diversidade de assuntos, como política, educação, esportes, tecnologia, ciência, celebridades, humor, entre muitos outros. Os podcasts possuem duração variada, e podem ser escutados em diferentes momentos do dia, em agregadores para computador ou com a liberdade de ouvir pelo celular, em apps para Android e iPhone (iOS), como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
A Deezer, plataforma global de streaming de áudio, oferece aos usuários um canal dedicado especialmente a podcasts de ensino de idiomas. Ao alcance de um clique e gratuitamente, o Canal Aprenda um Idioma traz diversas opções de podcasts dedicados ao ensino de mais uma dezena de idiomas: francês, espanhol, alemão, italiano, mandarim, japonês, coreano, russo, holandês, norueguês, árabe (sírio), hebraico e inglês.
Alguns desses idiomas têm podcasts em diversos níveis de aprendizagem. Uma das facilidades em investir no aprendizado de idiomas via podcast é a popularização do formato e o aumento no número de conteúdo. De acordo com pesquisa encomendada pela plataforma global de streaming, o consumo de podcasts no Brasil como um todo, não apenas de educação e nem só na Deezer, subiu 67% no Brasil.
O Duolingo é um site e aplicativo para celular que oferece pequenas aulas de idiomas estrangeiros de graça e que pode ser útil para passar aprender uma nova língua enquanto se preenche o tempo. Nele, é possível aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outras opções, através de lições diárias de aprendizado de vocabulário e gramática que utilizam textos, imagens e sons. O serviço funciona em formato de game, em que o usuário deve avançar de etapas, conquistando objetivos e aprendendo ao mesmo tempo.
- Fazer cursos online:
Outra atividade possível para a quarentena do coronavírus é fazer cursos online. A Escola Virtual da Fundação Bradesco , por exemplo, está oferecendo mais de 80 cursos gratuitos durante o período de isolamento pelo coronavírus, nas áreas de Administração, Desenvolvimento Pessoal, Educação e Pedagogia, Idiomas e Informática, todos com direito a certificado.
A Udemy também está oferecendo dezenas de cursos gratuitos para o período de quarentena, nas áreas de Comunicação, Negócios, Programação, Marketing, Comportamento, Vendas, entre outros. Para encontrar as opções, basta fazer uma busca, abrir os filtros de pesquisa e selecionar a opção “Gratuitos”.
No Portal da Fundação Getúlio Vargas, mais de 50 opções de cursos estão liberadas para qualquer usuário. São aulas nas áreas de Finanças, Gestão e Projetos.
Já o Senai disponibiliza cursos gratuitos nas áreas de Comunicação, Empreendedorismo, Finanças e alguns mais específicos, como Desenho Arquitetônico, Metrologia, Tecnologia da Informação e Noções Básicas de Mecânica Automotiva.
- Experimentar novas receitas:
O tempo livre da quarentena pode ser preenchido na cozinha. Os sites Tudo Gostoso e Ana Maria Braga disponibilizam milhares de receitas para reproduzir em casa. Os pratos são explicados em vídeo, reproduzidos do programa Mais Você, da TV Globo, ou por meio de tutoriais em texto, com o detalhamento dos ingredientes e do passo a passo. É possível encontrar receitas doces, salgadas, para entrada, prato principal e sobremesa, além de opções saudáveis, molhos e acompanhamentos.
Alguns chefs também estão oferecendo aulas de culinária ao vivo pelo Instagram, como Rita Lobo (@ritalobo), apresentadora do programa Cozinha Prática, do GNT. Em sua página pessoal, a profissional está ensinando receitas em diferentes horários do dia como forma de entretenimento para pessoas isoladas pelo coronavírus. Pelo celular, também é possível encontrar receitas exibidas no canal GNT pelo aplicativo Nhac, com o passo a passo detalhado para reproduzir em casa.
- Rever fotos antigas:
Que tal aproveitar o tempo para revisitar fotos antigas? O Google Fotos e o iCloud reúnem todos os arquivos registrados na sua conta e que estão armazenados na nuvem, permitindo reviver momentos importantes junto à família. Recentemente, o Google Fotos liberou um recurso que mostra as recordações de anos anteriores no topo da tela, permitindo visualizar as lembranças com mais facilidade.
BOM PROGRAMA ! TUDO FICARÁ BEM !
Fontes:
https://canaltech.com.br/comportamento/coronavirus-como-manter-saude-mental-meio-isolamento-social-162113/
https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/coronavirus/NOT,0,0,1493599,confira+dicas+de+museus+virtuais+para+curtir+em+casa.aspx
https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/o-que-fazer-durante-a-quarentena-dez-atividades-online-para-se-distrair.ghtml