Pele normal tem: poros finos, boa circulação sanguínea, textura aveludada, suave e lisa, transparência e frescor uniforme, cor rosada, e apresenta-se sem manchas. Além disto não tem propensão a sensibilidade. Mas à medida que a pessoa com pele normal envelhece, sua pele pode ressecar.
Pele seca tem: falta de lipídios (“sebo”) necessários para reter umidade e construir um escudo protetor contra influências externas. É significativamente maior o número de mulheres que de homens com pele seca e todas as peles ficam mais ressecadas com o envelhecimento. Os problemas relacionados à pele seca são uma queixa comum e explicam 40% das visitas ao dermatologista. Existe em vários níveis de gravidade e em diferentes formas que nem sempre são distinguíveis com clareza.
Pele levemente seca apresenta: sensação de rigidez, sensibilidade, aspereza e com tonalidade mais opaca.
Pele muito seca: leve descamação ou áreas escamosas, aspecto áspero e manchado (às vezes parece ser precocemente envelhecida), sensação de rigidez, possibilidade de coceira, é também mais sensível a irritação, vermelhidão e o risco de infecções.
Pele extremamente seca: aspereza, rachaduras com tendência a formar frestas, calos, descamação, coceira frequente. Casos de pele extremamente seca são geralmente encontrados em pessoas com mais idade, especialmente na pele das mãos, pés, joelhos e cotovelos.
Pele oleosa tem: poros visíveis e aumentados, brilho excessivo, pele grossa e pálida: vasos sanguíneos podem não ser visíveis. A pele oleosa está propensa a cravos (negros e brancos) e diversas formas de acne.
Na acne suave, aparece um número significativo de cravos, no rosto e frequentemente no pescoço, ombros, costas e no peito também. Em casos moderados e graves aparecem pápulas (pequenas protuberâncias sem cabeça branca ou preta visível), e pústulas (protuberâncias de tamanho médio com um ponto branco ou amarelo perceptível no centro) e a pele fica avermelhada e inflamada.
Pele mista tem: uma zona chamada de T com característica oleosa (testa, queixo e nariz), poros ampliados nesta área talvez com algumas lesões de acne não-inflamatórias (cravos), pele normal a seca nas bochechas.
Avaliação do tipo e estado da pele:
Ao contrário do tipo de pele, o estado da pele pode variar muito durante o curso da vida. Dentre os numerosos fatores internos e externos que determinam o estado da pele estão: o clima e poluição, medicamentos, estresse, fatores hereditários que influem sobre os níveis de sebo, suor e fatores de hidratação naturais que a pele produz, assim como os produtos que usamos e as opções de cuidado da pele que fazemos.
Os produtos para o cuidado da pele devem ser escolhidos para que se adaptem ao tipo de pele e tratem a condição da pele. Os dermatologistas e outros especialistas de cuidados da pele determinam o tipo e estado da pele da pessoa medindo os seguintes fatores: sinais de envelhecimento, cor da pele, sebo e produção de suor, fatores de hidratação naturais (FHNs), sensibilidade da pele.
Procure sempre um dermatologista para cuidar de sua pele.
fontes:
https://www.eucerin.com.br/sobre-pele/conhecimentos-basicos-sobre-a-pele/tipos-de-pele
Tipos de Pele: Oleosa, Seca, Mista ou Normal – Você Bonita (31/05/18)