Seu corpo agradece.
Antes de começar a ler esta matéria, sugerimos que já vá a cozinha e pegue um copo de água para acompanhar a leitura.
Você sabia que:
– Entre 60% e 70% do corpo humano é composto por água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.
– A água está relacionada com praticamente todas as funções em meio aquoso realizada pelo corpo. Ela ajuda na digestão ao fazer parte da composição de substâncias importantes, como o suco gástrico.
– A água está presente no líquido amniótico que protege a criança dentro do útero, evitando que o bebê seja atingido por impactos externos ao longo da gravidez; nos fluídos das articulações, a fim de evitar atrito entre os ossos, e em tantas outras funções.
Mas, para que todo o organismo funcione da forma correta, é preciso repor toda essa água que está sendo usada pelos órgãos. Será que bebo a quantidade adequada de água?
O seu próprio corpo tem diversas formas de avisar se você está bebendo pouca água:
1. Dor de cabeça: Mesmo que ligeira, a desidratação pode provocar dor de cabeça, devido a alterações na dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.
2. Prisão de ventre: A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bílis, a sua falta torna a digestão mais lenta e pode ainda provocar acumulações no intestino grosso, dando origem à prisão de ventre.
3. Desidratação visível: Pele seca, áspera, envelhecimento precoce, boca e olhos secos, ou urina muito escura são sintomas visíveis de que precisa urgentemente de água.
4. Dor nas articulações: A água está presente em um fluido encontrado nas articulações e funciona como um lubrificante. Com a desidratação sentimos dores e não aguentamos movimentos muito bruscos ou repetitivos.
5. Imunidade debilitada: A falta de água diminui a resistência física, deixa as vias respiratórias secas e impossibilita a expulsão das impurezas do organismo, que acabam por o debilitar.
6. Cansaço e mau humor: A água ajuda a manter a temperatura do corpo, na falta dela, a ação enzimática desacelera, provocando cansaço, desânimo e mau humor.
7. Fome: Às vezes a fome fora de hora pode ser na verdade um sinal de desidratação.
8. Inchaço: A retenção de líquidos, que normalmente é o que nos faz sentir inchados, é gerada pelo excesso de sódio e falta de água no organismo.
9. Metabolismo lento: A desidratação faz com que o metabolismo trabalhe mais lentamente. Por isso, se está de dieta e mesmo assim demora a emagrecer, pode ser falta de água.
10. Muita sede: A sede propriamente dita é, claro um sinal de que anda a beber pouca água.
Mas, afinal quanto de água nosso corpo precisa? O recomendado por especialistas é pegar o seu peso e multiplicar por 35. O resultado é a quantidade em litros de água que devemos beber por dia. Considerando que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Claro que também vai influenciar as atividades que realizamos. Além disso, uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção desse líquido em nosso organismo.
Quer pele, cabelos e unhas bonitos? Manter o corpo hidratado: faz bem para a saúde, mantêm sua imunidade fortalecida e ainda ajuda a emagrecer, que maravilha, beba água!
Para os que não curtem muito beber água ou estão começando agora a incluí-la em sua vida, apostem nas águas aromatizadas. São fáceis de preparar, ganham um gostinho e continuam com a mesma eficácia e sem calorias, assim como a água. Tim tim! Um brinde de saúde para você.
fontes:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/a-importancia-da-agua/